Muito time para pouco técnico?

Oito meses é tempo suficiente para avaliarmos o trabalho de um treinador. Ricardo Gomes teve um desempenho considerado bom no ano passado pois mudou o jeito “manjado” do São Paulo jogar. Parou com os insistentes chuveirinhos na área, deu confiança a alguns jogadores, terminou com as improvisações e chegou muito perto de conquistar o título nacional.

Este ano novos jogadores foram contratados. Jogadores estes na sua maioria com bastante técnica e com qualidade suficiente para montarmos um timaço! Mas até agora o time não engrenou. Como diria Muricy, “ainda não deu liga”.

Nosso treinador está testando várias formações técnicas e táticas. Já vimos 4-4-2, 3-5-2, 3-6-1, duas linhas de quatro, uma linha de quatro e duas linhas de três, losango no meio campo, formação em “M”, formação em “W”….. mas até agora não vemos claramente um time definido e muito menos um esquema consolidado. A equipe não joga bem. Aliás, está difícil ver uma boa apresentação este ano.

A questão é: Será que não é muito time para pouco técnico? Será que Ricardo Gomes consegue dar conta desse elenco que foi planejado para este ano? Será que ele conseguirá fazer o São Paulo campeão em 2010?

Se não ganharmos nenhum título este ano com todo o planejamento que está sendo feito e com todas essas contratações, aí a situação do nosso treinador ficará muito complicada. Logicamente que as outras equipes também se planejam, fazem contratações, mas quem é São Paulino sabe que temos totais condições de ganharmos os campeonatos deste ano com o elenco que foi formado. O ano de 2009 passou em branco e mais um ano sem ganhar nada seria trágico.

Até agora o que mais tenho visto é torcedor reclamando. Fizemos muito mais partidas ruins do que partidas boas e não podemos ficar satisfeitos ganhando apenas de equipes pequenas do interior do estado. Até agora foram três clássicos e três derrotas. Falta ainda o jogo contra o time do “Centenada”, como diria o Zanquetta, e mais uma derrota será vexatória para o São Paulo e para os torcedores.

Começo a ter dúvidas da capacidade que Ricardo Gomes tem de comandar esta equipe. Até hoje não vi nenhum nó tático em algum técnico adversário, uma formação mais ousada, uma alteração em uma hora inesperada…. parece que a postura da equipe e as mexidas são sempre previsíveis. Parece que ele faz apenas o “arroz com feijão”.

Ricardo Gomes já teve tempo suficiente para se adaptar ao clube e se ajustar às exigências da diretoria e dos torcedores. Ele sabe que no São Paulo só existe um objetivo: Ser campeão!

Não consigo enxergar nos jogadores do São Paulo garra, fome de bola, sangue nos olhos…. Gostaria de ver o time mais brigador, lutando pela posse de bola a qualquer custo. Dá a impressão que o jeito mais calmo e ponderado do nosso treinador está se refletindo em campo e o time anda muito bonzinho com os adversários. Que falta faz um Lugano nesse time!

Porém, como ainda estamos no meio das disputas dos Campeonatos Paulista e Brasileiro, dou um voto de confiança a Ricardo Gomes e espero sinceramente que esta dúvida na capacidade de seu trabalho seja transformada em boas apresentações e consequentemente em títulos.

Independentemente de todas as críticas e questionamentos em relação ao nosso treinador, fica aqui a solidariedade ao nosso comandante que sempre se mostrou uma pessoa educada e íntegra e que com certeza está tentando fazer de tudo para que o São Paulo se mostre forte e competitivo neste ano. Que ele tenha uma pronta recuperação e volte logo ao banco de reservas para comandar nossa equipe.

Enquanto isso… boa sorte Milton Cruz!

Tags: ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: